INSTITUCIONAL

Carta do Presidente

RECONHECIMENTO QUE MOTIVA  

Os últimos três meses foram de extrema importância para a autarquia mato-grossense visto que o Conselho não apenas obteve reconhecimento em nível nacional, como também realizou feitos internos, destinados à melhoria dos serviços ofertados aos cirurgiões-dentistas de Mato Grosso.

Em junho, ocorreu a eleição da nova plenária do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Pela primeira vez na história do Conselho, um representante de Mato Grosso figura entre os nove conselheiros efetivos do CFO. Para o nosso estado, essa conquista é sinal do reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado no âmbito regional.

Ainda em nível nacional, podemos enfatizar a participação do CRO-MT na reunião nacional de Saúde Suplementar, que aconteceu em Vitória, no Espírito Santo. O debate sobre a assistência odontológica por meio de convênios e credenciamentos deve ser aprofundado, e encontros como este são imprescindíveis para a discussão e atualização das questões que envolvem o direcionamento de políticas odontológicas do país.

No âmbito regional, os avanços não param! Já está em fase de conclusão a reforma da estrutura física da sede do CRO-MT e, em breve, profissionais da odontologia e a comunidade em geral poderão ser atendidos em uma estrutura mais adequada às suas necessidades.

Neste trimestre foi anunciado o resultado oficial do processo seletivo realizado pelo CRO-MT. Por intermédio de um concurso público imparcial e transparente, a autarquia possibilita a contratação de funcionários por meio da meritocracia visando, além de proporcionar justiça no ingresso dos profissionais no Conselho, a diminuição da rotatividade profissional que poderia vir a atrapalhar a continuidade das ações.

A prova classificou 14 profissionais para desempenharem as mais diversas funções internas e externas do Conselho, tanto no município de Cuiabá quanto nas delegacias de Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop. O concurso também contribuiu para a formação de cadastro reserva.

Outro aspecto que merece destaque é o fruto da parceria entre o Ministério do Trabalho e o CRO-MT. Desde 2017, ano em que foi anunciado o trabalho cooperativo, 17 clínicas tiveram o aspecto trabalhista fiscalizado em Cuiabá e Várzea Grande. É o Conselho trabalhando na busca do melhor atendimento à população e na garantia de uma concorrência leal dentro da profissão por meio da averiguação do cumprimento da legislação trabalhista na odontologia.

A edição da revista traz ainda uma reportagem sobre a apuração de uma denúncia realizada em Pontal do Araguaia. Este número também reúne matérias especiais sobre a implementação da água fluoretada em Cuiabá e a importância do pré-natal odontológico.

Vislumbrando o futuro, pretendemos dar continuidade ao trabalho que vem rendendo bons frutos para a autarquia regional. Seguimos com o objetivo de tornar o CRO-MT uma referência para os outros Conselhos regionais e profissionais. Por isso, também trabalhamos no fortalecimento do diálogo entre as classes.

Sigamos rumo aos nossos objetivos! 

 

Luiz Evaristo Ricci Volpato 

Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso - CRO-MT