INSTITUCIONAL

Carta do Presidente

ODONTOLOGIA MATO-GROSSENSE EM DESTAQUE!

 

Inegavelmente a atual gestão deixará um legado para as gestões e gerações futuras. A verdadeira transformação pela qual passou o CRO-MT nos últimos anos deverá ser continuada para que a visibilidade e valorização institucional alcançadas se consolidem assim como a liderança e o protagonismo da autarquia, também conquistados neste período.

O CRO-MT liderou os conselhos profissionais mato- -grossenses na criação de um fórum permanente de discussão e intercâmbio de experiências que se configurará em importante instância política para negociação, junto ao poder público, por melhorias para os profissionais e a sociedade. O termo de cooperação entre os conselhos foi assinado recentemente e as reuniões mensais continuam sendo realizadas.

Outra parceria em fase de construção é com o Procon, cuja função fiscalizadora está em consonância com o conselho e cujo trabalho conjunto certamente resultará em bons frutos.

No que se refere à fiscalização, o conselho continua a atuar fortemente na defesa da ética profissional e, em recente ação conjunta com a polícia e a vigilância sanitária, foram fechados os consultórios sem condições sanitárias mínimas de funcionamento e autuados os falsos profissionais.

Outra inovação foi a interiorização das audiências éticas do conselho. A forte presença no interior sempre foi uma das principais bandeiras da atual gestão, aspecto que foi trabalhado incansavelmente por meios de ações, como o CRO Itinerante. A descentralização das audiências éticas que aconteceram nas delegacias de Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças é uma iniciativa que vem a facilitar, nas audiências, a participação de profissionais e pacientes de municípios de todo Mato Grosso.

Ainda em referência aos colegas do interior do estado, é válido destacar que deu gosto de ver as festividades promovidas em diferentes municípios, como Rondonópolis, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop.

Em Cuiabá foi promovida a primeira edição da Noite Cultural, evento que tem tudo para se tornar uma tradição. Lá estiveram expostos equipamentos e instrumentais antigos, produções artísticas, como fotografias, desenhos, pinturas, poemas e músicas. O momento de reunião entre os profissionais da odontologia também foi utilizado para a homenagem aos colegas mais experientes, com a entrega dos certificados de inscrição remida e o reconhecimento dos municípios que se destacaram na etapa estadual do Prêmio CFO de Saúde Bucal.

Esta edição traz ainda flashes da 6ª Corrida de Combate ao Câncer de Boca e 4ª Corrida do Cirurgião-Dentista e da visita da comissão do CRO-TO, que veio conhecer a organização e o processo de trabalho do nosso conselho.

Nacionalmente, temos como destaque a extinção do processo que tramitava no Rio Grande do Norte e questionava a competência dos cirurgiões-dentistas quanto ao uso estético de preenchedores e toxina botulínica. E, para fechar com chave de ouro, o reconhecimento da cirurgiã-dentista cuiabana, Maria Carmen Palma Faria Volpato, pelo brilhante trabalho na prótese bucomaxilofacial, com a outorga da Medalha Pannain, a maior honraria da odontologia nacional. 

Luiz Evaristo Ricci Volpato 

Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso - CRO-MT