Entidades se unem para pedir mais segurança para os CEOs de Cuiabá

11 de maio de 2017

Entidades se unem para pedir mais segurança para os CEOs de Cuiabá

Centros de Especialidade Odontológicas tem sido alvo de assaltos. Algumas já suspenderam atendimento noturno, prejudicando o atendimento à população.

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO/MT), o Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso (Sinodonto/MT), e o Sindicato dos Trabalhadores Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal do Estado de Mato Grosso (Sintautesb) se manifestaram hoje (11), via nota pública, enviada aos órgãos competentes, solicitando mais segurança às Clínicas Odontológicas e Centros de Especialidade Odontológica (CEO), que são de responsabilidade do Poder Executivo Municipal. A nota foi enviada à Prefeitura de Cuiabá e à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, cobrando providências.

“O poder público tem que garantir segurança aos profissionais que trabalham no serviço público. Não só aos profissionais, mas também aos pacientes. Um profissional que não tem segurança para trabalhar, não vai poder proporcionar um melhor tratamento para o munícipe e ele terá limitada as opções para buscar tratamento”, alerta o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Luiz Evaristo Ricci Volpato.

Hoje existem sete CEOs e três Clínicas Odontológicas na capital (CPA, Coxipó e Jardim Leblon) com uma média de 25 profissionais - entre cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos bucais, recepcionistas entre outros - trabalhando por turno, nos locais.

Do total de CEOs, cinco atendem nos três turnos (matutino, vespertino e noturno) nos bairros Verdão, Dom Aquino, Planalto, Jardim Vitória e Tijucal. Contudo, a falta de segurança faz com que os profissionais se sintam acuados e desprotegidos.

“Todos são prejudicados com o encerramento do turno noturno. O dentista, que perde aquele posto de trabalho, mas, principalmente, a população, o trabalhador, que tem naquele momento da noite a oportunidade de buscar um tratamento sem interferir no horário de trabalho dele. O fato de contratar um segurança para ficar em uma clínica, garante não só segurança para os que trabalham na clínica e para o usuário, mas está dando também a oportunidade de atenção a saúde, de assistência odontológica, aos trabalhadores que não tem outro momento para buscar o tratamento. Ao contratar um vigia, ao garantir a segurança, você melhora a saúde das pessoas. A saúde é intersetorial. É preciso atuar em vários setores, para garantir a saúde”, afirma Volpato.

A nota foi motivada após um assalto acontecido nessa semana, no CEO do bairro Jardim Vitória, em Cuiabá. Quatro homens encapuzados e armados invadiram a Clínica Odontológica. O grupo rendeu o guarda e levou todos os pertences das 15 pessoas que estavam no local, e também dos funcionários. Segundo relatos dos próprios servidores, os bandidos foram bastante violentos.

“O fechamento do turno noturno, como já aconteceu em algumas unidades, impacta na diminuição de frentes de trabalho, além de limitar a possibilidade de atendimento à população que trabalha durante o dia. No Jardim Leblon, há algum tempo atrás, um traficante jogou gasolina e pôs fogo na unidade, no CPA o turno noturno também foi encerrado. No Osmar Cabral e no Pascoal Ramos já há um compromisso do atual prefeito de abrir os turnos noturnos, mas a segurança precisa ser garantida”, afirma a presidente do Sindicato de Odontologia, Juliane Maciel.

“Os servidores estão sob medo constante. Não podemos sujeitar nossos profissionais a isso e muito menos a população. A segurança precisa ser garantida”, reforça a presidente do Sintautesb, Edy Rosa.

“O CRO/MT, o Sinodonto/MT e o Sintautesb/MT têm consciência da importância e relevância social dos CEOs e Clínicas Odontológicas mantidos pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, assim como sua razão social que presume o atendimento da população que vive em regiões carentes da Capital. Todavia, solicitamos que a segurança dos profissionais, servidores e pacientes seja uma prioridade do poder público, assim como a iluminação pública das regiões onde os CEOs e Clínicas Odontológicas estão mantidos, e pedimos contínua presença policial, além da vigilância armada nos locais”, diz trecho da nota.

ZF PRESS - Assessoria de Imprensa CRO-MT