Portal e mídias sociais do CFO permitem acesso a informações e serviços

31 de outubro de 2017

Portal e mídias sociais do CFO permitem acesso a informações e serviços

O portal e as mídias sociais do CFO permitem o acesso dos inscritos a uma ampla gama de informações e serviços, além da interação da categoria com o Conselho Federal. O uso deste meios digitais facilita a comunicação entre o CFO e os profissionais residentes no nosso território continental.

O portal é atualizado constantemente com notícias do interesse dos cirurgiões-dentistas e demais profissionais da Odontologia. Os temas incluem regulamentação profissional, atividades e decisões do CFO, trabalho dos CDs, posicionamentos institucionais, coberturas de reuniões das comissões do Conselho, Código de Ética, datas institucionais e nacionais, articulação parlamentar, campanhas de saúde pública, toxina botulínica, anuidade, concurso público e congressos e encontros profissionais, entre vários outros.

As quatro notícias mais recentes ficam no topo da primeira página do portal. As demais podem ser visualizadas em “Todas as Notícias”, em ordem cronológica. Alguns dos textos também podem ser lidos no facebook do CFO. O facebook, por sua vez, tem conteúdo próprio, adequado ao perfil desta mídia social. Além de informar, o face e o twitter do CFO permitem a interação entre o Conselho e a categoria.

Barra superior

Na barra superior do portal, a seção “Institucional” contém subseções com informações sobre comissões, gerências, setores, história, Medalha de Hora ao Mérito Odontológico Nacional, missão, Plenário, Prêmio Brasil Sorridente e representações do CFO. Na seção “CRO's”, o usuário pode encontrar informações sobre cada conselho regional de odontologia. Em “Cidadão” é possível verificar o registro dos profissionais no Conselho.

Na seção “Profissional”, os inscritos podem atualizar os seus endereços de cadastro, emitir boletos, obter modelos de atestados, contratos e outros documentos (subseção “Dia a dia”), fazer downloads de formulários e documentos com informações sobre cursos, profissionais e entidades (“Downloads”), consultar entidades cadastradas junto ao Conselho (“Entidades”), cursos de especialização (“Especialização), faculdades (“Faculdades”), cursos de habilitação (“Cursos de Habilitação”), residências (“Residência”) e valores das anuidades por categoria (“Valores de anuidade”).

Em “Legislação”, estão resoluções, decisões, portarias, normas e regimentos do CFO, ANS, Anvisa e ministérios, o Código de Ética Odontológica e lei federais relacionadas à Odontologia, entre outros documentos importantes. Em “Imprensa”, é possível obter dados estatísticos relativos a profissionais, entidades e especialidades odontológicas e fazer o download de logotipos.

Na seção “Publicações”, estão documentos com procedimentos, recomendações e a classificação internacional de doenças em odontologia, além de prontuários, pesquisas e guias.

Portal da Transparência

O Portal da Transparência do CFO pode ser acessado no ícone “Acesso à Informação”. Criado para satisfazer as exigências da Lei de Acesso à Informação (lei 12.527, de 18 de novembro de 2011), o Portal da Transparência foi incrementado a partir de julho de 2016 e atualmente oferece à classe odontológica e à sociedade em geral, informações detalhadas sobre a gestão administrativa do Conselho.

Na barra superior do Portal da Transparência, há seis seções: “CFO”, “Atas”, “Gestão Orçamentária e Financeira”, “Licitações, Contratos e Convênios”, “Recursos Humanos” e “Informação ao Cidadão”.

Na seção “CFO”, as dez subseções – “Estrutura e Competências”, “Legislação”, “Dados Institucionais”, “Atos Normativos”, “Site Institucional”, “Sites Institucionais dos Conselhos Regionais”, “O Conselho Federal e a Lei 12.527-Lei de Acesso a Informação (LAI)”, “Principais Perguntas e Respostas”, “Plano de Ação” e “Planejamento Estratégico” – contêm informações detalhadas sobre a estrutura do Conselho, seus planos e atos e legislação pertinente.

Em “Atas”, os inscritos no CFO e qualquer pessoa podem tomar conhecimento em nove subseções do que aconteceu nas reuniões do Plenário, Diretoria, Assembleia Conjunta, diversas Comissões e outras instâncias do Conselho.

A seção “Gestão Orçamentária e Financeira” apresenta nas dez subseções toda informação contábil sobre o CFO, assim como a pertinente ao pagamento de diárias, jetons, verbas de representação, passagens aéreas, ajudas de custo, auxílios financeiros e restituições.

Em “Licitações, Contratos e Convênios”, o usuário encontra compilações de informações e documentos digitalizados dos processos nos últimos anos.

Na seção “Recursos Humanos”, está a lista de todos os funcionários do CFO e suas remunerações, além das portarias com demissões, contratações e outros atos trabalhistas.

Em “Informação ao Cidadão”, o usuário pode apresentar um pedido de acesso a informações, dispositivo que está previsto na lei 12.527. O demandante deve se identificar e escrever o pedido, que será avaliado e respondido pelo CFO.

Fonte: CFO