Países do Mercosul vão compartilhar dados profissionais de cirurgiões- dentistas

29 de novembro de 2017

Os ministérios da saúde de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, que integram o Mercosul, vão criar um sistema de compartilhamento de informações profissionais de cirurgiões-dentistas exercendo atividade profissional em outro país do bloco.

O sistema permitirá que as autoridades do país que recebe um CD compartilhem dados e informações para o devido exercício profissional. Será possível consultar também informações sobre a formação e especialização do CD. Ainda não há previsão para o início do funcionamento do compartilhamento de informações.

A Comissão do Mercosul do CFO, reunida na quinta-feira, 23 de novembro, no escritório do Conselho Federal no Rio de Janeiro, analisou o termo de compartilhamento de dados que será assinado entre o Ministério da Saúde e o CFO.

“O termo determina que o CFO fornecerá informações sobre os cirurgiões-dentistas para o Ministério da Saúde, que se comprometerá a proteger o sigilo dos dados. O repasse das informações para autoridades dos ministérios de outros países do Mercosul só acontecerá nos casos previstos e dentro das normas estipuladas nos contratos,” esclarece Zacaria Yahya Mohamad Omar, presidente da Comissão do Mercosul do CFO.

A Comissão também discutiu na reunião o primeiro Fórum Odontológico de Integração ao Mercosul. O encontro acontecerá no primeiro semestre de 2018 e reunirá representantes da Odontologia dos países do bloco. O Conselho Federal de Odontologia é o responsável pela organização do evento.

Tatiana Beltrami e Luiz Moreira de Souza Júnior, membros da Comissão, também participaram da reunião.

Fonte: CFO