Conselhos de saúde de Mato Grosso se reúnem na sede do CRO-MT

30 de abril de 2018

Conselhos de saúde de Mato Grosso se reúnem na sede do CRO-MT

Aconteceu, na sede do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), reunião entre os Conselhos de Saúde de Mato Grosso. Na ocasião, o coordenador de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paulo Lima, falou sobre o aumento das notificações de acidente de trabalho com exposição a material biológico entre os profissionais da saúde.

Uma equipe da Coordenadoria de Saúde do Trabalhador (COSAT), núcleo da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), esteve anteriormente no CRO-MT para apresentar os projetos que visam a redução deste tipo de acidente. A convite do presidente do Conselho, Luiz Evaristo Volpato, a coordenadoria voltou a apresentar o plano de ações; desta vez para os representantes de outros Conselhos.

Dentre as políticas de contenção de acidentes com material biológico, está o investimento nas comissões internas de prevenção de acidentes (CIPAS) e em campanhas de conscientização sobre o assunto.

Além da conscientização sobre os acidentes com material biológico, também foi pauta da reunião o aumento no número de cursos de educação à distância (EAD) na área da saúde. Ainda foi discutido o crescimento indiscriminado de cursos em nível superior no Brasil – que também afeta a setor da saúde.

CONSELHÃO – Novamente, foi pauta da reunião a criação de uma associação que integre todos os conselhos de saúde do estado, uma espécie de ‘conselhão’ das profissões da área da saúde. A reunião entre os Conselhos de Sáude aconteceu na tarde do dia 25 de abril.

Fotos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT).