CRO-MT recebe novos profissionais aprovados em concurso da autarquia

14 de agosto de 2018

CRO-MT recebe novos profissionais aprovados em concurso da autarquia

Na tarde de segunda-feira (13), o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) deu as boas vindas aos profissionais aprovados no concurso realizado pela autarquia. O evento apresentou as estruturas da sede mato-grossense e reforçou os ideais que norteiam a atuação do Conselho.

“Apesar de não sermos um órgão público, porque não recebemos verba pública, exercemos um papel de utilidade pública. Nós fiscalizamos os profissionais ligados à odontologia em Mato Grosso e prezamos pela segurança do atendimento odontológico prestado à população mato-grossense”, explicou o presidente do CRO-MT, Luiz Evaristo Volpato, no evento de recepção aos aprovados.

Divulgado em 9 de julho deste ano, o resultado oficial da prova classificou 14 pessoas para desempenhar funções específicas no Conselho – como a de Fiscal, Assistente Geral, Técnico em Informática, Analista de Compras e Analista Financeiro – e, ainda, compôs a formação de cadastro reserva.

O estudante de direito, Arilson da Conceição, é um dos classificados e desempenhará o cargo de Assistente Administrativo Fiscal em Barra do Garças.

“A proposta do concurso foi bastante atrativa. Também levei em consideração a missão, visão e valores do CRO-MT, pois é perceptível o comprometimento da entidade com a ética profissional”, comentou o aprovado.

A prova, realizada no dia 8 de abril, foi aplicada nos municípios de Barra do Garças, Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. A classificação do concurso terá a validade de dois anos após o edital de homologação dos resultados e pode ainda ser prorrogada por igual período, deliberação que fica a critério da autarquia.

LEGISLAÇÃO – Por exercerem atividades de caráter público, os Conselhos profissionais apresentam natureza autárquica e, conforme previsto na Constituição Federal, devem realizar concurso público para contratação de pessoal.

Antes mesmo de ser notificado pela justiça – como já aconteceu com outros Conselhos Regionais – o CRO-MT se preocupou em estar de acordo com a legislação e organizou a seleção de novos profissionais por meio de concurso público.

O secretário da autarquia mato-grossense, José de Figueiredo Loureiro Junior, enfatizou a importância da implementação do concurso.

“O concurso do CRO-MT é a realização de um compromisso que fizemos durante a última eleição do Conselho. Visamos a regularização – de acordo com os padrões ideais para as autarquias profissionais – dos nossos funcionários. E esperamos, com o concurso, diminuir a rotatividade profissional que pode vir a atrapalhar a continuidade das nossas ações”, declarou.