Participação em conferência contribui para melhorias na área da Saúde Bucal

10 de abril de 2019

Participação em conferência contribui para melhorias na área da Saúde Bucal

Com o objetivo de discutir sobre as diretrizes para a política municipal de saúde, o Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá realiza a 13ª Conferência Municipal de Saúde (10 a 12 de abril), no Hotel Fazenda Mato Grosso. Entre as áreas a serem abordadas estão o Fortalecimento e Ampliação da Participação Social, com as temáticas: “Democracia e Saúde: Saúde Como Direito” e “Consolidação e Financiamento do SUS”.

Para o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) é importante a participação de conselhos de classe nesse tipo de evento para avaliar a situação da saúde e fazer propostas para responder as necessidades da população. Como servidor público, o presidente em exercício do CRO-MT, José de Figueiredo Loureiro Júnior, fez parte da comissão de relatoria da conferência de saúde nas etapas regionais (regional leste, norte e oeste) e rural (distritos da Guia e Aguaçu).

De acordo com Figueiredo, em todas as etapas regionais realizadas, o destaque na odontologia foi para a necessidade da ampliação da oferta de serviço de saúde bucal na atenção básica. “Ainda assim, saíram propostas para demandas que são fundamentais como: a ampliação do acesso ao serviço de saúde bucal na atenção especializada e intensificação das ações de promoção e prevenção à saúde bucal nas escolas”, salientou.

O presidente em exercício do CRO-MT ainda ressalta a importância do controle social no SUS. “Ele tem um papel fundamental na luta pela democracia e saúde e para o fortalecimento do processo democrático de participação social na gestão do SUS e para a construção de diretrizes para a formulação de políticas públicas de saúde que atende aos anseios e necessidades da população”.