CRO-MT participa de debate sobre prevenção de acidentes de trabalho

05 de setembro de 2019

CRO-MT participa de debate sobre prevenção de acidentes de trabalho

Cerca de 200 profissionais da saúde participaram nos dias 29 e 30 de agosto de 2019 do 1º seminário sobre Prevenção e Minimização de Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) e Conselho Regional de Odontologia (CRO-MT).

Pelo CRO-MT, o secretário da atual gestão, José de Figueiredo, participou do seminário. De acordo com ele, é importante que tanto o poder público quanto entidades representativas de classe estejam atentas a esses temas, que tem impacto direto com a população.

“Considerando que os profissionais da saúde trabalham em ambientes insalubres e estão rotineiramente expostos aos agentes causadores de doenças infectocontagiosas, este evento teve como objetivo discutir a importância da biossegurança em saúde bem como apresentar os fluxos e protocolos de atendimento após o acidente ocupacional, visto que muitos profissionais acometidos por estes acidentes não tomam as medidas necessárias, como testagem e uso de medicação adequada, por falta de conhecimento”, pontuou Figueiredo.

O SEMINÁRIO - O evento é parte de um projeto que contempla ações voltadas à redução de Agravos de Notificação de Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico (ATEMB) entre os profissionais que atuam na área da Saúde do Estado de Mato Grosso.

Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre os anos de 2016 e 2018, aumentaram as notificações de acidentes com material biológico, principalmente nos municípios de Sinop, Sorriso, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Tangará da Serra e Primavera do Leste.

No Brasil, as notificações destes acidentes cresceram desde 2006. De acordo com área técnica do Estado, a notificação é essencial para que haja a tomada de decisão e ações preventivas.