Urgência e emergência na Odontologia é tema de palestra do CRO Itinerante

18 de outubro de 2016

Urgência e emergência na Odontologia é tema de palestra do CRO Itinerante

Na rotina de atendimento odontológico o cirurgião-dentista pode encontrar-se diante de diversas situações de urgência e emergência. Estar atualizado e bem equipado para propiciar um atendimento com qualidade e segurança para a população nestes momentos inesperados é primordial. É o que alerta a palestra “Urgência e Emergência na Odontologia”, ministrada pelo cirurgião-dentista Paulo Henrique de Souza Castro, durante o “CRO Itinerante”, em Sinop, na última sexta-feira (14).

O evento, promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), reuniu mais de 50 profissionais da área de saúde bucal da região em prol do intercâmbio de informações e atualização sobre o tema.

Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Castro explica que situações de urgência e emergência podem acontecer com qualquer pessoa, a qualquer momento no consultório odontológico, não apenas durante os procedimentos, mas também na sala de espera. Entre as principais situações de emergência estão, por exemplo, quadros de desmaios, hipertensão, hipoglicemia, reações alérgicas, crises de hiperventilação e convulsões.

De acordo com a Lei nº 5081, de 24 de agosto de 1996, em seu artigo 6º, fica estabelecido a competência do cirurgião-dentista quanto à prescrição e aplicação de medicação de urgência em casos onde a vida e a saúde do paciente podem ser comprometidos. Já, em relação aos casos de urgência, recomenda-se uma assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações.

Vale ressaltar que a prevenção das urgências e emergências na área da saúde bucal se inicia com a anamnese completa (história médica e odontológica pregressa do paciente), exame clínico extra e intraoral realizados de forma minuciosa, com monitoramento dos sinais vitais pré e pós consulta, sempre procurando reduzir o estresse. Isto tudo reflete em um diagnóstico diferenciado e na prevenção de possíveis iatrogenias (doenças com efeitos e complicações causadas como resultado de um tratamento médico).

MÊS DO DENTISTA – Na sexta-feira (14), o presidente do CRO-MT, Luiz Evaristo Ricci Volpato, também esteve presente no evento para falar sobre o “CRO Itinerante” – que tem entre as suas metas a interiorização das relações institucionais ao garantir a aproximação entre os serviços ofertados pela autarquia e os profissionais da Odontologia no Estado – e as ações realizadas pelo Conselho neste último ano.

Fiscalizar as atividades odontológicas em Mato Grosso tem sido um dos objetivos alcançados com sucesso pelo CRO-MT – que conta com o apoio da população e dos profissionais da área de saúde bucal para denunciar e, consequentemente, combater o exercício ilegal da profissão. No período da noite, uma solenidade especial em comemoração ao Mês do Dentista foi realizada no município para os profissionais da área da Odontologia.

Créditos imagens: EventosSinop

ZF PRESS - Assessoria de Imprensa