Municípios de Mato Grosso recebem Prêmio Nacional de Saúde Bucal do CFO

28 de novembro de 2019

Municípios de Mato Grosso recebem Prêmio Nacional de Saúde Bucal do CFO

Os municípios de Juscimeira (163 km de Cuiabá) e Sorriso (420 km da Capital) receberam na noite desta quarta-feira (27), em Brasília, o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. As cidades concorreram em categorias distintas.

Por ter ficado em primeiro lugar na categoria macrorregião, de municípios de até 20 mil habitantes, Juscimeira recebe uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico.

Já Sorriso ficou em segundo lugar, dentre as cidades de 50.001 a 100.000 habitantes, e recebe placa de participação. As duas cidades foram à solenidade em Brasília por terem alcançado estas posições.

Ainda assim, Mato Grosso teve outros municípios no pódium: Sinop ficou em terceiro lugar na categoria de municípios entre 100.001 e 500.000 habitantes e Alta Floresta em quarto lugar, na categoria de cidades entre 20.001 e 50.000 habitantes.

Os critérios para a avaliação do Conselho Federal de Odontologia foram: financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, quadro de pessoal odontológico, remuneração na atenção básica e educação permanente.

Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Sandro Stefanini esteve na solenidade. “Estou muito orgulhoso de nosso Estado ter alcançado resultados tão positivos. Isso é reflexo de um trabalho não apenas do poder público, mas também do Conselho, de atuar de forma ética, cada vez mais profissional, buscando tirar dúvidas, levar informações e manter os profissionais do interior atualizados”, disse.

Confira o resultado final do Prêmio Nacional do CFO de Saúde Bucal, o qual foi instituído pela Resolução CFO-205/2019, publicada no Diário Oficial da União, na seção 1, do dia 31/05/2019, página 122:

Até 20.000 habitantes, localizados nas macrorregiões

Centro-Oeste:

1º lugar - Juscimeira (MT)

2º lugar - Angélica (MS)

3º lugar - Aragoiânia (GO)

Nordeste:

1º lugar - Dom Basílio (BA)

2º lugar - Siriri (SE)

3º lugar - Lucrécia (RN)

4º lugar - Jequiá da Praia (AL)

5º lugar - Santa Luzia (PB)