CRO-MT reforça medidas que vem adotando desde pandemia do coronavírus

31 de março de 2020

CRO-MT reforça medidas que vem adotando desde pandemia do coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou, no dia 11 de março deste ano, como pandemia a contaminação do novo coronavírus (COVID-19) em todo o mundo. A palavra pandemia acendeu um alerta vermelho nos membros da diretoria do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), que definiram desde o princípio por medidas de segurança a todos os profissionais do setor.

Assim, no dia 19 de março, o primeiro documento (número 001/2020) assinado pelo presidente da autarquia, Sandro Stefanini, definia ações para priorizar, acima de tudo, a saúde dos colaboradores tanto na sede do CRO-MT, em Cuiabá, como nas delegacias regionais das quatro regiões de Mato Grosso.

À medida que a progressão, em números de casos suspeitos ou confirmados em Mato Grosso, evoluiu, a diretoria do CRO-MT definiu por uma nova decisão (a número 002/2020), no dia 20 de março.

Outras medidas foram também tomadas pela autarquia, como o envio de ofícios ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; ao presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), Marco Antônio Norberto Felipe; e ao secretário municipal de saúde de Cuiabá, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho.

Em resumo, os documentos recomendavam que cada um dos órgãos competentes suspendessem as atividades odontológicas do setor público que não fossem comprovadamente de urgência e emergência. No caso de locais particulares, o CRO-MT recomendou que o máximo rigor de protocolos de esterilização, desinfecção e limpeza fossem tomados.

Além disso, reitera Sandro Stefanini, o CRO-MT tem apoiado e divulgados medidas que tem sido tomadas pelo Conselho Federal de Odontologia. “O que queremos é ajudar, no máximo possível, que mais pessoas não tenham coronavírus e que o mesmo não se espalhe por Mato Grosso. Sabemos que o momento é difícil, mas precisamos sempre priorizar a saúde de todos os cidadãos. Espero que por aqui os profissionais entendam que estamos trabalhando por todos eles e pela população em geral”, completou o presidente da autarquia.