Anvisa divulga novas orientações para atendimentos odontológicos

19 de maio de 2020

Anvisa divulga novas orientações para atendimentos odontológicos

Anvisa divulga novas orientações para atendimentos odontológicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, na primeira semana de maio de 2020, novas orientações, serviços, medidas de controle e prevenção para serem adotados durante assistência aos casos suspeitos ou confirmados de contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19).

Além da Anvisa, a nota técnica número 04/2020 é assinada também pela Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) e Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES).

Conforme o documento, “os procedimentos odontológicos devem se restringir às emergências (que representam risco de morte e estão restritos à assistência em âmbito hospitalar) e às urgências”. Ainda, segundo a Anvisa, “cabe ao cirurgião-dentista/gestor do serviço de saúde avaliar e determinar os procedimentos e fluxos para atendimento de pacientes nos serviços odontológicos”.

A nota ainda traz indicações aos profissionais de saúde bucal, reforçando a necessidade de seguir as medidas para prevenção de infecções que se aplicam a todo paciente, independentemente do status de infecção, seja ela uma suspeita ou confirmação.

Para ler toda a nota técnica 004/2020, clique aqui.

 

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp