Campanhas de prevenção do câncer de boca ganham reforço em maio

13 de maio de 2016

Campanhas de prevenção do câncer de boca ganham reforço em maio

Campanhas de prevenção do câncer de boca ganham reforço em maio

No mês em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo – 31 de maio – o alerta está sendo reforçado em campanhas preventivas. Entre elas está um programa especial, realizado em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), que aguarda a população na clínica odontológica do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) nos dias 18 e 25 de maio, das 14h às 16h.

Além de exames bucais preventivos e da entrega de kits de higiene oral, diversas atividades informativas e educativas estarão à disposição dos participantes. Por meio do “Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca”, professores e alunos do curso de Odontologia do Univag vão orientar a população com dicas sobre como parar de fumar, em qual local buscar tratamento e quais são os malefícios do narguilé e do cigarro eletrônico.

Da mesma forma, entra em pauta a discussão sobre a nova Lei Antifumo Nº 12.546/2011 – que foi regulamentada em dezembro de 2014. De acordo com a lei, os “fumódromos” estão extintos e é proibido fumar em lugares totalmente ou parcialmente fechados – incluindo áreas comuns de condomínios e clubes, entre outros. O objetivo é proteger a população do fumo passivo e contribuir para a diminuição do tabagismo entre os brasileiros.

De acordo com a Anvisa, o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil, que equivale a 23 pessoas por hora. Enquanto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo e, por tabela, o tabagismo passivo é a terceira.

O “Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca” é uma realização do Univag, também em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, LACCanBo e o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE). Mais informações pelo telefone (65) 3688 6130.       

CÂNCER DE BOCA – Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), estima-se que em 2016 haverá 11.280 novos casos de câncer de boca em homens e 4.010 em mulheres no país. Em Mato Grosso, neste ano, a perspectiva é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres, considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes.

 

Assessoria de Imprensa - ZF PRESS

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp