Políticas de aproximação são destaques da gestão em MT

02 de agosto de 2016

Políticas de aproximação são destaques da gestão em MT

Políticas de aproximação são destaques da gestão em MT

Rondonópolis reuniu cerca de 50 cirurgiões-dentistas, nesta sexta-feira, 29, em mais uma edição de sucesso do projeto ‘CRO Itinerante’. O evento levou muita informação e prestação de serviços à sociedade. 

Durante toda tarde, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) esteve aberto ao esclarecimento de dúvidas pela comunidade, orientações sobre a identificação de doenças e a realização de palestra voltada à saúde bucal e ao surgimento de sintomas relacionados ao Câncer de Boca.

O atendimento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde com a participação do presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Luiz Evaristo Ricci Volpato; o presidente da Comissão de Ética do CRO-MT, Sandro Marco Stefanini de Almeida; o delegado do CRO de Rondonópolis, o cirurgião-dentista Rodrigo Hartmann, além da equipe de fiscalização, responsável pelo acompanhamento das atividades e cumprimento das normas técnicas que envolvem o exercício da profissão.

Com a realização do ‘CRO Itinerante’, Mato Grosso tem se destacado por sua política de aproximação, levando até os profissionais, principalmente do interior, decisões atualizadas, e procedimentos ligados ao setor. O estreitamento das relações entre os profissionais e o conselho tem permitido a formatação de uma agenda conjunta. A democratização das ações também abrange a definição de agendas com foco no fortalecimento da classe e na massificação de informações ligadas ao combate de doenças bucais e sua prevenção. 

Para o delegado do CRO em Rondonópolis, o cirurgião-dentista Rodrigo Hartmann, a prática adotada pelo conselho em percorrer os municípios para prestação de contas e atualização profissional, tem fortalecido a imagem do conselho não apenas perante a população, mas principalmente entre os profissionais, ampliando a confiança dos cirurgiões na lida diária.

“É importantíssimo que as entidades de classe mantenham um diálogo aberto e claro com seus associados, isso amplia o alcance do profissional que bem respaldado pode dar tranquilidade ao seu paciente, à sua entidade de classe, e à comunidade onde atua; o CRO está de parabéns pela iniciativa inovadora, e porque não audaciosa, já que com essa atitude demonstra que não tem medo de se expor”, defende Hartmann.  

O presidente do Conselho, o cirurgião-dentista Luiz Evaristo Ricci Volpato, destaca que o projeto ‘CRO Itinerante’ foi concebido sob duas metas muito claras, a ampliação do diálogo entre os profissionais, com atualização contínua sobre as ações do conselho e inovações na aplicação técnica, e a conscientização sobre o papel da população no combate ao exercício ilegal da profissão, com a formalização de denúncias sobre a atuação de falsos dentistas. “A população hoje é nossa principal aliada, que no chama atenção, nos aborda, faz ligações mesmo que anônimas, graças a esses ‘aliados’ temos desenvolvido um relevante trabalho de fiscalização; outro objetivo das ações itinerantes também é levar esclarecimento à população sobre rotinas de higiene e cuidado bucal, temos atingido resultados surpreendentes”, avalia Volpato.   

A partir de denúncias realizadas pela própria população, o conselho tem coibido o surgimento de falsos profissionais e combatido de maneira veemente os casos já denunciados. Nos últimos meses, graças a denúncias formalizadas anonimamente por moradores, foi possível autuar e tirar de circulação falsos dentistas em Várzea Grande, Cuiabá, Rondonópolis e outros municípios de Mato Grosso.

Um dos pontos altos do encontro foi a palestra ‘Câncer de Boca – Prevenção, Diagnóstico e Exame Preventivo’ ministrada pelo cirurgião-dentista Arlindo Tadeu Teixeira Aburad, doutor em Patologia Bucal pela Universidade de São Paulo (USP). O aparecimento do câncer de boca está ligado à higiene bucal do paciente, com destaque para a presença de cáries, gengivites e periodontites, geralmente com efeito potencializado se associadas ao tabagismo, ao etilismo (bebidas alcóolicas), a idade avançada, entre outros fatores.   

ESTATÍSTICA - Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que em 2016 haverá 11.280 novos casos de câncer de boca em homens e 4.010 em mulheres no país. Em Mato Grosso, a previsão é para o surgimento de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres. A prevenção e o diagnóstico precoce estão entre os principais elementos de combate à doença.

 

ZF PRESS - Assessoria de Imprensa

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp