ASB é flagrado em exercício ilegal da profissão
ASB é flagrado em exercício ilegal da profissão

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), por meio da Delegacia Regional da autarquia em Tangará da Serra, realizou nesta terça-feira (11.05) uma fiscalização em consultório odontológico de Barra do Bugres. No ato, um auxiliar em saúde bucal (ASB) foi pego em flagrante por realizar procedimentos como cirurgião-dentista.
A ação, realizada por meio de denúncia, contou com apoio e parceria da Polícia Judiciária Civil do município. “Fomos até o local e verificamos que a pessoa de fato atendia como cirurgião-dentista, realizando, inclusive, retirada de pontos em um paciente. Logo depois, entrei como se fosse um paciente em primeira consulta, me apresentei e esclareci que era fiscal e o informei sobre as funções de um cirurgião-dentista e de um auxiliar em saúde bucal, que são bem diferentes”, detalha o fiscal do CRO-MT.
Também foi informado ao auxiliar em questão que, além de extrapolação de sua função, ele estava em exercício ilegal da profissão. Após a explicação, o homem foi encaminhado até a Delegacia da Polícia Civil de Barra do Bugres, onde foi realizado boletim de ocorrência e termo circunstanciado. O homem também foi ouvido pelo delegado e o caso seguirá tanto juridicamente quanto administrativamente.
CARREIRAS E FUNÇÕES –Vale lembrar que a Odontologia agrega não apenas cirurgiões-dentistas, mas também Técnico em Saúde Bucal (TSB), Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), Auxiliar de Prótese Dentária (APD), Técnico em Prótese Dentária (TPD), Laboratório de Prótese Dentário (LB), e Entidade Prestadora de Assistência Odontológica (EPAO).
Todas essas carreiras têm suas funções definidas por legislações federais, estaduais e municipais, bem como devem estar inscritas no Conselho Regional de Odontologia de seus estados.