AVANÇOS PARA ODONTOLOGIA

01 de setembro de 2025

AVANÇOS PARA ODONTOLOGIA

AVANÇOS PARA ODONTOLOGIA

A luta pela valorização dos cirurgiões-dentistas ganhou um novo capítulo com a confirmação da relatoria do PL 765/15 nas mãos do deputado federal Emanuelzinho (MT), líder do governo no Congresso Nacional. A conquista é resultado direto da articulação política do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), que solicitou formalmente ao parlamentar, ainda em maio, durante a segunda caravana dos dentistas do SUS e dos Conselhos Regionais, que assumisse a relatoria do projeto.
 

A presidente do CRO-MT, doutora Wânia Dantas, destacou que a escolha de Emanuelzinho foi estratégica, justamente por sua posição de liderança junto ao governo federal, o que amplia as possibilidades de diálogo direto com o presidente Lula e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a viabilidade financeira da proposta.

 

"Levamos essa demanda ao deputado Emanuelzinho por entender que, como líder do governo no Congresso, ele tem portas abertas para construir soluções concretas. A relatoria do PL 765/15 por um parlamentar de Mato Grosso representa um avanço significativo na luta pela valorização da odontologia. Este projeto não trata apenas de números, mas de reconhecimento profissional, de justiça social e de dignidade para milhares de cirurgiões-dentistas em todo o país", afirmou Wânia.

 

A reunião mais recente com a presidente do CRO-MT e o deputado na quinta-feira (29.08), com participação virtual do presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), doutor Claudio Miyake, Emanuelzinho reafirmou seu compromisso com a classe e anunciou a organização de uma audiência pública para ouvir depoimentos de odontólogos de diferentes regiões, com o objetivo de construir um texto que reflita as realidades locais.

 

"Estamos organizando uma audiência pública para construir um texto que valorize o trabalho e a formação dos odontólogos. Contem comigo como parceiro nesse processo", declarou o deputado.

 

O PL 765/15, de autoria do ex-deputado Benjamin Maranhão, propõe a atualização da Lei nº 3.999/61, estabelecendo o valor de R$ 10.513,00 como salário mínimo para cirurgiões-dentistas e médicos, com reajuste anual e jornada de trabalho de quatro horas diárias ou vinte horas semanais.

Cadastre e receba nossa
Newsletter